Quem sou eu

Minha foto
Professora de Lingua Portuguesa e Literatura. Encantada e comprometida com a vida.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Adicto e Comunidade Terapêutica (F.M.)

(Fernanda Moreira)

Quem é um Adicto?
Um adicto é simplesmente um homem ou uma mulher cuja vida é controlada pelas drogas. Para um adicto, toda a sua vida e os seus pensamentos estão centrados em drogas, de uma forma ou de outra – obtendo, usando e encontrando maneiras e meios de conseguir mais. O adicto vive para usar e usa para viver. Ele lamenta o passado, teme o futuro e não sente entusiasmo pelo presente.
A adicção é uma doença que envolve mais do que o uso de drogas. Trata-se de um comportamento autodestrutivo. Um aspecto da doença é a total incapacidade de lidar com a vida como ela é. As funções mentais e emocionais mais elevadas, como a consciência e a capacidade de amar são fortemente afetadas pela doença. A vida espiritual é arruinada e o adicto reduz-se ao nível animal.
A doença é incurável, progressiva e fatal, mas, assim com outras doenças incuráveis, a adicção pode ser detida. Não tem qualquer importância imediata saber como uma pessoa contraiu a doença. O que interessa, de fato, é a recuperação.
(Texto baseado na Leitura do Capítulo Um – "Quem é um adicto?" do livro Narcóticos Anônimos)

“Mesmo com a doença manifestada, o dependente químico conserva todas as capacidades e possibilidades de resgatar a autonomia individual, a capacidade de escolher e decidir. (...)
É um ser humano confuso e ferido. Está fazendo mal a si mesmo e, neste momento, é incapaz de se defender. Por isso necessita de uma ajuda externa que o acompanhe em uma nova direção e o sustente com amor e profissionalismo. (...)
Enfim, é uma pessoa capaz de renascer e reprojetar a própria vida em direção à autonomia e liberdade, através de um relacionamento intenso, da sua criatividade, de novas relações familiares, de sua presença ativa e dinâmica no seu grupo social.”
(Doutora Laura Fracasso – Drogas e Álcool, Prevenção e Tratamento)

O que é uma Comunidade Terapêutica?
(Fernanda Moreira)

Instalada a dependência, o indivíduo precisará ser atendido por um programa de recuperação que o sensibilize a parar de usar, que melhor atenda suas necessidades e a de sua família, que o prepare para a reinserção social e prevenção à recaída.
Quando uma pessoa se reconhece um adicto e consegue admitir sua doença, depara-se com o seguinte dilema: ou entregar-se definitivamente às drogas ou buscar a recuperação.
Uma das saídas para esse problema está nas Comunidades Terapêuticas, que se espalham pelo país e que são regidas pelo código de ética da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas - FEBRACT
A Comunidade Terapêutica que trabalha com dependentes químicos é definida da seguinte forma:
“Ambiente residencial protegido, técnica e eticamente orientado, cujo principal instrumento terapêutico é a convivência entre os pares. Seu objetivo é recuperar os internos resgatando sua cidadania, buscando sua reabilitação física, psicológica e espiritual, e a reinserção social. Nela deve haver uma participação ativa dos internos na própria terapia e, dentro de limites, no gerenciamento da comunidade.”

São algumas de suas características:
- A aceitação voluntária do programa.
- A intensa e constante comunicação entre todos os membros.
- A atuação dentro de um sistema de pressões artificialmente provocadas, que estimula a explicitação da patologia do residente diante de seus pares.
- a coesão interna sustentada por um sentimento de solidariedade fraterna e pela aceitação de valores morais.
- Não às drogas, aos contatos sexuais e à violência.

Do ponto de vista cultural, o fenômeno moderno da C.T. está inserido na proposta da filosofia existencial que deu vida à escola da psicologia Humanista.

O Programa de Tratamento de uma Comunidade Terapêutica costuma estar embasado em:
1. Espiritualidade
2. Laborterapia
3. Terapia de apoio (Grupo de Doze Passos, Prevenção à Recaída, Grupo de sentimentos, Atendimento psicológico individual e familiar...)

Para maiores informações a respeito de Comunidades Terapêuticas:
http://www.febract.org.br/ (Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas)
http://www.padreharoldo.org.br/ (Instituição Padre Haroldo)

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Fe! Sds amiga... Parabéns pelo seu trabalho árduo mas compensador, não é?
Bjos,
Karoll.

Anônimo disse...

kawa.hara@bol.com.br