Quem sou eu

Minha foto
Professora de Lingua Portuguesa e Literatura. Encantada e comprometida com a vida.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Ser Um Agente Multiplicador ou Educador

O Efeito Devastador do Crack
Uma dependente em crack se deteriorando à medida que o vício se agrava.


Estamos no século XXI e fazer prevenção em qualquer área torna-se necessário para melhorar a qualidade de vida de todos.
A abordagem e desenvolvimento da prevenção ao uso de drogas requer do agente multiplicador ou educador uma postura segura e arrojada para atingir os objetivos da prevenção primária.
A prevenção com as crianças, adolescentes e jovens deve começar antes de uma eventual experimentação nociva de drogas.
Estabelecer confiança é um pré-requisito indispensável para toda educação preventiva. Deve-se transmitir valores de responsabilidade pessoal, capacitação para autonomia e opções acertadas, levando sempre em conta a integração social.
Prevenir no sentido de propiciar amplos conhecimentos sobre a espiritualidade, o homem e a sociedade bem como sobre agressões modernas que ocorrem contra uma vida saudável.
Despertar a criatividade, a fantasia, os talentos, a emotividade e os conhecimentos em cada faixa etária, desenvolvendo ao longo do tempo uma mentalidade preventiva.
Pode-se dizer que o segredo da pedagogia preventiva do agente multiplicador reside em: Manifestações de amor. “Presença, exemplo e carinho são fundamentais.”
A pergunta que se faz é: A droga é o problema? Não! A droga sempre existiu e muitas delas nos beneficiam, melhorando nossa qualidade de vida.
A história da bela adormecida é um bom exemplo, onde a roca não era o problema, e sim a curiosidade e falta de informação da princesa. Por isso, todo trabalho preventivo deve estar focado na VIDA e em tudo o que diz respeito ao seu humano.
A melhor maneira de começar uma ação preventiva é pela Auto-Estima, completando-se o trabalho com as informações adequadas sobre o uso nocivo das drogas.

(Revista Reviver)

Telefones Úteis

DIPE (Divisão de Prevenção e Educação):
Encaminhamento: 11 30944653 11 30944693
Cursos e Palestras: 11 30944647 11 30944691

Projeto Alicerce – Assessoria e Consultoria
(Equipe especializada em prevenção às drogas nas escolas, empresas, ...)
Para maiores informações: 11 2734186 ou 11 83359771
E-mail: aleavilez@ig.com.br
Site: www.revistareviver.com.br

Nenhum comentário: