Quem sou eu

Minha foto
Professora de Lingua Portuguesa e Literatura. Encantada e comprometida com a vida.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Prevenção ao Uso Nocivo de Drogas

A influência das drogas sobre nossas crianças, adolescentes e jovens é ainda uma grande incógnita para os pais, familiares e professores que não conseguem entender a transformação que de hora para outra corrói toda e qualquer estrutura afetiva existente.
Qualquer pessoa pode ser vítima. As drogas não fazem distinção de sexo, cor, raça, posição social ou cultural. Consumi-las é uma atitude observada em qualquer tipo de comunidade, sejam ricas, pobres, cultas e menos alfabetizadas, jovens e adultos, homens e mulheres, em países ricos ou pobres.
De quem as experimenta não se sabe quem irá se tornar dependente ou não. É aí que reside o perigo.
O vício das drogas faz surgir no dependente atitudes e ações até então inimagináveis como a mentira, o roubo e o crime. É um caminho de espinhos para os pais e de uma realidade equivocada para o jovem, que de hora para outra enreda-se num mundo à parte e é absorvido como num turbilhão para novas “amizades”, estilos e hábitos diferentes.
As conseqüências são desastrosas e nunca se sabe a que ponto poderá chegar. Invariavelmente ocasionam vários distúrbios, levando inclusive à morte.
Prevenir é o melhor caminho, pois fortalece as relações saudáveis e dá oportunidade de uma vida digna. O ideal é cultivar atitudes de prevenção. Todos sabemos quão difíceis são os tratamentos, que em 70% dos casos não apresentam sucesso, pois a doença já se instalou, sem contar os preços exorbitantes de clínicas particulares e a f alta crônica de vagas em hospitais públicos.
A orientação aos filhos e aos seus amigos é imprescindível, aliada ao bom senso, muito amor, compreensão e entendimento.
Todos os setores da sociedade, discutindo as drogas e seus malefícios, assim como a forma de combatê-la podem formar um escudo contra os traficantes e a ação de passadores. Devemos orientar as crianças a cultivar a saúde, com a firme decisão em dizerem não às drogas.
(Revista Reviver)


Todos devem estar unidos no combate às drogas.

“Tecendo a Manhã”
(João Cabral de Melo Neto)


Um galo sozinho não tece uma manhã:

ele precisará sempre de outros galos.

De um que apanhe esse grito que ele

e o lance a outro; de um outro galo

que apanhe o grito de um galo antes

e o lance a outro; e de outros galos

que com muitos outros galos se cruzem

os fios de sol de seus gritos de galo,

para que a manhã, desde uma teia tênue,

se vá tecendo, entre todos os galos.


E se encorpando em tela, entre todos,

se erguendo tenda, onde entrem todos

se entretendendo para todos, no toldo

(a manhã) que plana livre de armação.

A manhã, toldo de um tecido tão aéreo

que, tecido, se eleva por si: luz balão.

Nenhum comentário: