Quem sou eu

Minha foto
Professora de Lingua Portuguesa e Literatura. Encantada e comprometida com a vida.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Por que um Sarau ? (F.M.)


(Fernanda Moreira)

Por que um Sarau no contexto de uma comunidade Terapêutica?

A idéia de organizar um sarau no ambiente de uma Comunidade Terapêutica surgiu quando, lendo o jornal, deparei-me com uma matéria que noticiava uma melhora no quadro clínico de pacientes depressivos em tratamento, que eram submetidos a um projeto terapêutico ligado a leitura de poesia. A iniciativa desse projeto surgiu na Suiça e, devido a seus resultados significativos, já vinha sendo utilizada por alguns psiquiatras alemães.
Conhecendo um pouco da realidade das Comunidades Terapêuticas e da rica diversidade cultural de seus residentes, percebi, na condição de voluntária em uma dessas instituições, a possibilidade de desenvolver um projeto ligado à poesia, mas que se estendesse também às outras expressões artísticas.

Algumas pessoas dominam ativamente os códigos artísticos e conseguem conceber, criar a obra de arte. Outras, apesar de não serem criadoras, interagem com ela por meio de sua apreciação, descobrindo-lhes novas dimensões e sentidos. O olhar subjetivo de cada ser recebe e decodifica de maneira diferente um mesmo dado. Isso significa que existe o que é próprio do objeto em si, mas o olhar que o percebe está comprometido com a vivência, a sensibilidade, a emoção, e o modo de ser do observador. Isso relativiza as coisas, e abre inúmeras possibilidades de interpretação da criação artística.

Nenhum comentário: