Quem sou eu

Minha foto
Professora de Lingua Portuguesa e Literatura. Encantada e comprometida com a vida.

domingo, 14 de setembro de 2008

Alguém mais dentro de mim (Silvânia Silveira)

ALGUÉM MAIS DENTRO DE MIM

Alguém dentro de mim sofre. Angustia-se! Preso, imanente, alguém mais dentro de mim quer se manifestar.Por vezes, olho pelo espelho. Vejo outros olhos. Alguém chora, alguém ri. Alguém, não é um! Alguém chora, sofre, compadece (...) outro alguém, lá dentro, ri. Ou não? Alguém de dentro ou de fora que ri. Não sei! Quem?Sei que tem outro alguém dentro de mim. Alguém com olhos mais claros. Dá-se a impressão pelo espelho (e isso me assusta!). Alguém de fora que chora e alguém de dentro sorri. De dentro ou de fora, sofre. Alguém sofre de angústia dentro de mim. Quem?Não sei... Alguém dentro de mim... Se de dentro ou se é de fora, está preso, vejo pelo espelho! Dentro de mim tem outro alguém. E tem olhos mais claros! Preso em mim, chora. Alguém pelo espelho chora em mim. Quem?Em dias sombrios, melancólicos, alguém quer morrer. Vejo pelo espelho. Alguém no espelho tem olhos mais claros. Sofre. Alguém de dentro se esconde. Ou não? Alguém de dentro esconde o de fora. Quem se esconde? Alguém? De dentro ou de fora? Quem?Vejo mais alguém dentro de mim. Então não sou só um! Ou sou eu além de alguém? Há mais alguém dentro de mim. Quem?Se não sou só, não sou única. Porque essa solidão? Mais alguém dentro de mim sofre. Solidão! Alguém dentro de mim... Minha gêmea! Isso deveria ser bom. Mas quem de mim será irmã? Quem?Existe uma gêmea em mim. Mas não é igual. Diferente! Sim, esse outro alguém dentro de mim é diferente. Vejo seus olhos pelo espelho. Somos dois. Ou não?! Somos mais de um alguém... Gêmeos no olhar? Não, não! Esse outro alguém dentro de mim ri enquanto estou a chorar. Seus olhos brilham e são mais claros. Ou será ele a me sufocar? Quem?Que bobagem! Não pode ser! Alguém dentro de mim não fala. Eu? Eu tenho tanto o que dizer! Ou não? Alguém, de dentro de mim, me domina? Não fala, mas sabe o que quer dizer. Alguém de fora ou de dentro que fala? Quem? Alguém de olhos mais claros diz de dentro de mim! O quê?Alguém mais existe dentro de mim. Se forem dois, não é mais um. Dois de dentro ou de fora? Gêmea de dentro... Alma? Não, não são... Eu sei, alma é só uma! Mas procura companheira... Quem de dentro de mim quer ser a primeira? De dentro ou de fora? Quem quer ser agora?Existe alguém dentro de mim. Existe alguém que vejo de fora. Vejo, quando olho pelo espelho. Alguém de olhos mais claros. Vejo que alguém chora. Não vejo quem sorri. Se ri ou se chora, não é meu irmão. Gêmeo em mim chora. Ou não? Não, esse outro alguém não chora, ri. Quem é agora?Alguém dentro de mim sofre. Alguém que vejo preso pelo espelho. Tem olhos mais claros! Alguém dentro de mim não é irmão. Vejo alguém pelo espelho de fora... Com olhos claros... Sorrindo por dentro... Chorando por fora (...) Sei quem sou por ora!
(Silvânia Silveira - abril/2000)

Esse texto aparece em dois momentos de meu blog. Ele pode ser encontrado também na postagem "Alina Reyes" já que é um espelho do texto de Júlio
Cortázar. Não pude deixar de criar uma outra postagem em homenagem a minha amiga e grande escritora por essa bela e delicada contribuição à literatura nacional.

2 comentários:

SILVANIA SILVEIRA disse...

Fernanda, obrigada! Sinto-me profundamente honrada em participar de seu blog. Bjs. Silvania Silveira

SILVANIA SILVEIRA disse...

Fernanda, obrigada! Sinto-me profundamente honrada em participar de seu blog. Bjs. Silvania Silveira